Projetos do DR7
 Básicos
     - Caça Tesouro
     - O Universo
     - Asteróides
     - Tipos de Estrelas
     - Cor
     - Galáxias
 Avançados
 Desafios
 Para Crianças
 Jogos e Competições
 Links para Outros
Tipos de Estrelas
 Classificando
 Linhas Espectrais
 Identificando
 Outros Tipos
 Outros Projetos
 Seus Resultados

Outros Tipos Espectrais

Os tipos espectrais que você utilizou, OBAFGKM, foram desenvolvidos no início do século XX. Nos últimos dez anos, uma nova geração de telescópios foi construída. Estes telescópios são: o Telescópio Espacial Hubble, os gigantescos Telescópios Keck no Havaí, Gemini Norte e Gemini Sul, o Very Large Telescope (Telescópio Muito Grande) no Chile, o Telescópio Subaru e muitos outros. As câmeras CCD nesses telescópios também ficaram muito mais sensíveis. Esses avanços têm permitido aos astrônomos descobrir novos tipos de estrelas que não se encaixam em nenhuma das tradicionais classes espectrais.

Estrelas de tipo C, ou estrelas de carbono, são estrelas anormalmente ricas em carbono. Elas possuem uma bonita e profunda cor vermelha quando vistas por um telescópio. Elas são avermelhadas porque diversos compostos de carbono na superfície delas absorvem grande parte da luz azul. O espectro abaixo é de uma estrela do tipo C encontrada pelo SDSS.

Clique na imagem para visualizá-la no seu tamanho normal

Estrelas de tipo L e de tipo T são mais frias, menores e mais apagadas que estrelas do tipo M. São geralmente bem fracas, difíceis de serem encontradas e geralmente não é fácil obter espectros delas.

Estrelas do tipo W, também chamadas estrelas Wolf-Rayet, são tão quentes quanto as estrelas do tipo O, mas possuem fortes linhas de emissão devido às nuvens de gás que circundam a estrela.

Estrelas do tipo S são muito raras. São parecidas com estrelas do tipo M, mas possuem óxido de zircônio e óxido de lantano ao invés de óxido de titânio.

A maioria das estrelas que você observa pertence a um tipo espectral tradicional. Entretanto, você pode ocasionalmente topar com uma de algum tipo não usual listado aqui. Cada espectro de estrela é único, como se fosse uma impressão digital humana. Quando uma estrela se encontra próxima do limite entre dois tipos, pode ser difícil classificá-la apenas olhando seu espectro.

Observe os espectros de estrelas nos exercícios abaixo. Em cada exercício, clique no número Fiber (fibra) para abrir o Explorando Objetos.

Exercício 5. Use o Explorando Objetos para examinar Plate (placa) 282/51658, Fiber (fibra) 345. Esta é uma estrela de carbono, da classe C. Que linhas espectrais estão presentes? Existem linhas espectrais que você não consegue identificá-las usando as tabelas dadas anteriormente?

Exercício 6. Repita o Exercício 5 para Plate (plate) 282/51658, Fiber (fibra) 370. Esta é uma estrela sub-anã. Qual é o seu tipo espectral (se conseguir classificá-la)?

Exercício 7. Observe as estrelas abaixo. Elas têm espectros interessantes que são difíceis de serem classificados. Como pode ver, nem toda estrela se encaixa perfeitamente em nossa sistema de classificação!

Que linhas de absorção estão presentes? Os espectros de encaixam em uma de nossas classificações? Se não, o que eles possuem de diferente? (contribuição de Amanda Bauer)

Plate (placa)

Fiber(fibra)

293/51994

185

293/51994

220

352/51789

242